Para quem me conhece, sabe do meu interesse em literaturas que esclarecem termos e aprimoram a gestão das organizações na era digital. Minha exploração do termo “Product Operations” começou em 2019, e desde então, venho buscando compreender seu papel nas organizações, especialmente diante das confusões na comunidade brasileira sobre “agilidade” e seus papéis derivados.
Definindo Product Operations
Em outubro de 2023, Melissa Perri e Denise Tilles lançaram “Product Operations: How Successful Companies Build Better Products at Scale”. Neste livro, elas definem Product Operations como a disciplina que habilita a Gestão de Produtos dentro das organizações, destacando três pilares:
- Insights de Negócio e de Dados: Enfatiza a importância da análise de dados internos para a tomada de decisões estratégicas e o monitoramento do desempenho dos produtos e do negócio.
- Insights de Mercado e de Clientes: Concentra-se na compilação e análise de informações do mercado e feedback de clientes, uma ferramenta essencial para entender as tendências e expectativas do mercado.
- Processos e Práticas: Refere-se ao estabelecimento de práticas consistentes, delineando um modelo operacional eficiente para a gestão de produtos.
Em suma, ao implementar esses pilares, as organizações são capazes de desenvolver estratégias de produtos baseadas em dados concretos, otimizar a tomada de decisões, melhorar os fluxos de trabalho e a comunicação interna, e criar práticas para reduzir custos e aumentar a eficiência dos recursos.
Exemplos práticos
Abaixo, trago alguns exemplos práticos para ilustrar como Product Operations pode habilitar uma organização:
- Implementação de Data Analytics: integrar ferramentas analíticas que permitam coletar e interpretar dados internos, gerando insights para o desenvolvimento de novos produtos ou para a avaliação da saúde do portfólio de soluções.
- Pesquisas de mercado e feedback das clientes: utilizar plataformas de pesquisa e ferramentas de feedback para captar tendências de mercado e expectativas das clientes, essenciais para direcionar o desenvolvimento de produtos.
- Melhoria de fluxos de trabalho: adotar metodologias e ferramentas de colaboração que facilitam a comunicação e aprimoram os processos de desenvolvimento de produtos, promovendo uma maior integração entre as equipes.
Ressalva ao livro
Minha principal ressalva ao livro é a falta de detalhamento sobre elementos essenciais para ativar efetivamente os pilares de Product Operations.
Sem dados de qualidade, uma função de pesquisa eficiente e a implementação de ferramentas básicas de gestão, a função de Product Operations pode se tornar substituível.
Tais competências são oriundas de disciplinas como Dados, Design e Governança Corporativa. Assim como acontece com a disciplina de agilidade, onde é desafiador definir seu impacto no negócio, o que ela oferece de capacidades e os pré-requisitos para seu sucesso, Product Operations corre o risco de se tornar um mero hub de informações e um gerador de burocracia.
Estudo de caso
Conclusão
“Product Operations: How Successful Companies Build Better Products at Scale” é uma leitura útil para profissionais de gestão de produtos digitais, combinando teoria e prática, e servindo como um guia essencial para quem deseja aprimorar a gestão em empresas digitais.